Sistema Press Club
domingo, 28 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Comissão do Senado tenta impedir novo acordo ortográfico
Press Kit - Simplificando a Ortografia
Página principal do Press Kit  Simplificando a OrtografiaEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Nota | Educação

Tamanho do texto: A+ A-


Comissão do Senado tenta impedir novo acordo ortográfico

Linguista Ernani Pimentel propõe modelo simplificado da ortografia

O acordo ortográfico previsto para 2016 pode não entrar em vigor da maneira que foi assinado. Comissões no Brasil, Portugal, Moçambique e Angola trabalham para simplificá-lo, tornando-o mais lógico e abrangente. Um novo modelo, proposto pelo linguista Ernani Pimentel, com menos regras e exceções, foi aceito durante uma reunião com a Assembleia da República de Portugal como, até o momento, a proposta mais adequada para os países de língua portuguesa.

Angola e Moçambique ainda não ratificaram o acordo proposto para 2016. Aqui no Brasil, a Comissão de Educação, Ciência e Cultura do Senado, da qual professor Ernani Pimentel é um dos integrantes, tem um abaixo-assinado que contém mais de 30 mil assinaturas a favor de um modelo mais simples. O movimento pelo novo acordo disponibilizou o endereço www.simplificandoaortografia.com.br para submeter às populações as possíveis mudanças.

Em setembro de 2014 um simpósio vai discutir as propostas de simplificação e unificá-las para, em outubro, portanto 13 meses antes da vigência da reforma, entregá-las às autoridades de cada país. “Algumas regras do acordo atual não têm cabimento. Um modelo mais lógico vai reduzir o tempo do ensino da ortografia de 400 horas a 150 horas. Sobra mais tempo, por exemplo, para ensinar interpretação de texto”, justifica Pimentel.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa Simplificando a Ortografia
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007